terça-feira, 30 de junho de 2020

DANIEL BEZERRA DÁ UMA PAUSA PARA A ELEIÇÃO


Em busca de um novo desafio estarei dando uma pausa na edição do nosso blog, é exigência da justiça eleitoral, que aqueles que irão participar do pleito de forma direta devem se afastar dos meios de comunicação, assim durante esse período as edições deste veículo de comunicação simples, mas objetivo, será feito pelo meu irmão Gabriel Beserra. 

Dentro em breve, após passar esse período eleitoral deverei retornar já mostrando os resultados das urnas e a foto dos vencedores, desde agora agradeço aos leitores que nos acompanham e que irão permanecer atentos as postagens aqui feitas.

#BlogDanielBezerra

PSL SE MANTÉM FIRME NA PRÉ CANDIDATURA DE MILLEND GARCIA


O PSL já tem pré-candidato a prefeito no município de Currais Novos. O nome escolhido pela sigla partidária é o do Capitão Milerd Garcia. Em atenção a Lei eleitoral vigente o comandante do destacamento de policia de Jucurutu, já solicitou o seu afastamento do cargo. Até a realização das conversões, agora com prazo mais longo, o pré candidato dará sequência as conversações para a escolha do vice e a composição dos pré candidatos a câmara municipal. 

Fonte: Geraldo Carneiro

Do Blog: Ao meu ver o capitão não tem nada a perder em disputar a prefeitura de Currais Novos, esse ano diferente de 2016, teremos menos candidatos e uma oposição menor, com a provável desistência de Carlson o espaço ficou disponível para quem pretende disputar pelo lado oposicionista. 

Porém o discurso do capitão de se apresentar como o NOVO na política se enfraquece, quando o mesmo tenta se aproximar dos políticos tradicionais, cabe a ele decidir se muda o discurso e se une a oposição, ou se mantém e enfrenta sem esse apoio, uma coisa eu sei, foi-se o tempo que aliados e partidos garante eleição, o candidato conta muito, a população não vai mais pela cabeça dos outros não.

#BlogDanielBezerra

terça-feira, 23 de junho de 2020

Governadora Fátima sanciona lei que foi de iniciativa de Garibaldinho


A Governadora Fátima Bezerra sancionou a LEI Nº 10.734, DE 16 DE JUNHO DE 2020, de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL), reconhecendo de Utilidade Pública Estadual, a ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS AMIGOS DE CHIQUINHO, com sede em Currais Novos.

A solicitação ao parlamentar foi de Garibaldinho, que sensibilizado, reconheceu a importância da ONG que há seis anos iniciou os  seus trabalhos em Currais Novos e com muitos esforços ajuda a milhares de animais, e encontrou um lar para outros mais de 500.

Fonte: vlaudeyliberaro.com

#BlogDanielBezerra

TSE propõe campanha mais longa com eleições municipais adiadas para o dia 15 de novembro


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, propôs ao Congresso Nacional o alongamento da campanha eleitoral para candidatos a prefeito e vereador neste ano. Em função da pandemia de covid-19, o ministro sugeriu que o início da campanha seja mantido em agosto, mesmo que o dia da votação seja adiado.

O TSE sugere que, em função da pandemia de covid-19, o primeiro e o segundo turno das eleições municipais sejam adiadas para um período entre 15 de novembro e 20 de dezembro.Na prática, a manutenção das datas para convenções partidárias e registro de candidaturas nos dias 5 e 15 de agosto, respectivamente, levaria a campanha eleitoral a durar um período superior a dois meses do prazo original.

O TSE quer aproveitar o período mais alongado para ter uma folga maior no julgamento de impugnações, quando o Ministério Público questiona a candidatura de políticos enquadrados na Lei da Ficha Limpa, por exemplo. Um período mais longo não poderia elevar o custo das campanhas, já que os valores máximos a serem gastos são definidos por lei.

"Não vemos maior problema, do ponto de vista do TSE, a campanha um pouco mais prolongada", disse Barroso em audiência no Senado.Os senadores devem votar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na terça-feira, 23, adiando as eleições.

A medida dependerá na sequência de aval da Câmara dos Deputados, onde a resistência é maior.

Fonte: oliberal.com

#BlogDanielBezerra

domingo, 21 de junho de 2020

POSTURA DE JOÃO NETO ESTÁ MAIS PARA DITADOR DO QUE PARA VEREADOR


A tática de acusar os outros usada por João Neto é aquela de acuso-te daquilo que eu sou, pelo o que me parece essa tem sido a maneira que o vereador, presidente do nosso legislativo, achou melhor de fazer política. João Neto parece uma metralhadora atirando para tudo que é lado quando abre sua boca, quando o mesmo exige respeito e equilíbrio nas sessões, o próprio faz exatamente o contrário.

Foram várias as vezes que o vereador tenha fugido dos padrões éticos que o cargo que ele ocupa lhe exige, tratando os pares da casa com tom ameaçador, como se aquela casa legislativa já fosse dele, na verdade é isso o que ele tem em seu sub consciente. Foi assim com o vereador Rady mais recentemente e noutras ocasiões com Tercia Leda e outros vereadores, hoje foi na feira com um fiscal da prefeitura e pelo jeito não vai parar por aí as investidas do vereador. 

Na tentativa de sua auto-promoção cuja a finalidade é querer ser prefeito, algo muito longe acontecer, basta ver a rejeição que seu nome tem nas ruas de nossa cidade, o vereador faz um programa de Rádio pago com seu dinheiro, porém junto com seu assessor que é pago com os recursos da Câmara, utilizam daquele programa sabático para desferir toda sua arrogância em pessoa, contra seus adversários políticos. 

Bem recentemente o vereador João Neto xingou o nosso vice-prefeito chamando-o sem razão nenhuma de MERDA, e acusa a gestão municipal de gastar dinheiro público para querer aparecer, quando se referia a campanha É DE CURRAIS, realizada pela prefeitura, mau sabe ele que a mesma nada custou para o município. 

Agora ele acusa sem prova alguma o PCdoB de obrigar os funcionários da Secretaria de Agricultura se filiarem ao partido, pelo fato de serem contratados, mais uma de suas mentiras, no PCdoB o exercício de filiação é feito sagradamente de maneira espontânea, pergunte a qualquer filiado se quiserem provar.

Gato escaldado deveria ter medo de água fria, suas duas CONDENAÇÕES POR INJÚRIA E CALÚNIA, não foram suficientes para o vereador aprender a usar melhor suas palavras, respeitada as diferenças de genero e época, as posturas do vereador João Neto está mais para uma Margareth Thatcher Tupiniquim, seria ele a "dama de ferro" de Currais Novos?

Da  parte desse Blog não temos nada contra a sua pessoa, mas até no jogo político existem os limites de aceitação, quando o respeito é deixado de lado e as palavras extrapolam, se exige respostas à altura e para cada vez que o vereador pisar fora da linha, esse espaço será usado contra a sua metralhadora. 

#BlogDanielBezerra


sábado, 20 de junho de 2020

ENQUANTO A OPOSIÇÃO ATACA, O PREFEITO ODON JÚNIOR RESPONDE COM OBRAS EM TODA CIDADE


Já era esperado em ano de eleição àqueles insatisfeitos com a gestão, desferir seus ataques contra o prefeito e o vice, porém se por um lado sobra rancor e falatórios, grande parte deles com intenções políticas, por outro lado, Odon Júnior e Anderson preferem responder com trabalho. 

Apesar da forte crise sanitária causada pelo coronavirus que trouxe fortes impactos nas finanças do município, as obras tão esperadas e não menos importantes acontecem a todo vapor, de um lado são as medidas e ações de combate a Covid19, do outro são as Secretarias empenhadas para entrgar obras e serviços que contemplam o campo e a cidade.

Odon e Anderson terminarão seus mandatos com os compromissos feitos em campanha, cumpridos em sua grande parte, eleitos sem fazer promessas, mas dada a palavra que manteriam a cidade limpa, organizada e também com obras importantes, ficarão na história do Palácio Raul Macêdo como os que não deixaram obras para trás, pelo menos as que foram possível realizar, como por exemplo o Teatro, creches e ruas pavimentadas. 

Também deixarão a marca de um governo participativo, que não fugiu do debate e nem dos cidadãos, tentando mostrar a realidade diante das dificuldades enfrentadas, e o resultado de um saldo bastante positivo e uma perspectiva ainda melhor, a cidade se prepara para uma nova etapa de desenvolvimento e avanços, com a chegada de novas frentes de trabalho e realizações de obras importantes, que acontecendo, contemplará os anseios e sonhos de nossos conterrâneos.

#BlogDanielBezerra

terça-feira, 16 de junho de 2020

ELEIÇÕES DEVERÃO SER ADIADAS PARA 15 DE NOVEMBRO


O Presidente do TSE, ministro Barroso, fez declarações nesta semana que havia sugerido aos presidentes do Senado e da Câmara que as eleições sejam realizadas com algumas semanas após a data programada, a tendência é que o Congresso vote esse adiamento para o dia 15 de novembro e que seja realizada a votação até às 20:00h, essa foi a princípio a melhor saída para realizar as votações nesse tempo de pandemia.

A campanha segundo o ministro deverá ocorrer de acordo com a situação de cada município, existem lugares com situações diferentes dos outros e que se for preciso a proibição de aglomerações a decisão caberá aos governantes locais e não ao TSE. 

Com as mudanças ocorrendo a campanha tende a ser mais forte nas mídias sociais e o contato corpo a corpo diminuir, realização de comícios ainda haverá, mas deverá ser em menor quantidade, a própria população ditará isso, se o candidato perceber que os eleitores querem manter a distância não buscarão perder muito tempo em insistir no antigo método.

Os candidatos mais jovens que tem maior facilidade com as mídias sociais, nesse ponto poderão levar vantagem, uma campanha bem feita e com boas propostas poderá surpreender nos resultados finais, o primeiro ato que poderemos ver será as convenções partidárias, previstas para acontecerem até o início de agosto, caso os prazos sejam mantidos.

#BlogDanielBezerra

segunda-feira, 15 de junho de 2020

RENOVAÇÃO NA POLÍTICA SEGUIRÁ SENDO FEITA EM 2020


Se engana quem pensa que na eleição desse ano a política não irá sendo renovada, as mudanças que vem acontecendo nos cenários políticos devem continuar, em Currais Novos não será diferente, pelo menos é isso o que vários especialistas do ramo vem afirmando. 

Já foi o tempo daqueles políticos demagogos que acreditam no seu potencial financeiro, que ao invés de mostrar propostas e projetos viáveis, preferem difamar e criticar seus adversários. Esses políticos a cada eleição que passa fica mais difícil suas campanhas, enfrentam rejeição da população e seu dinheiro tem sido mais usado e menos eficiente no resultado. 

Em 2016 em nossa cidade por exemplo tivemos uma renovação na Câmara Municipal de 70% e a eleição de dois jovens na política, quebrando a antiga tradição de grupos políticos que se revezaram no poder durante décadas, Odon e Anderson até hoje tem sido difícil de ser engolido pelas figuras antigas da política local. 

Apesar da derrota dos Gomes e Lins na última eleição, sobraram suas crias, personagens que aprenderam a fazer política com eles e que tinham a esperança de herdarem deles, o papel de protagonistas nas eleições, esquecem eles que Currais Novos por muitas vezes se mostra diferente, de vez em quando a cidade trás  resultados surpreendentes nas urnas.

A expectativa é que esse ano não será diferente, já foi o tempo de quem tem grana, manda mais, a população deverá avançar na mudança escolhendo perfis de pessoas preparadas, éticas e comprometidas com a cidade e não com algum projeto pessoal. 

Acho melhor os candidatos apostarem mais no conhecimento, nos projetos e não confiarem tanto nas notas de onça, quem for por esse caminho se dará com a chance de ter um grande prejuízo e decepção eleitoral.

#BlogDanielBezerra

PSL apresenta nominata para vereador e confirma o Capitão Millend Garcia para Prefeito


O Partido Social Liberal - PSL, através do seu Diretório Municipal, esteve reunido no último domingo dia 14 de junho, e está pronto para as eleições municipais de 2020, com sua nominata completa para vereadores e com candidato a prefeito e vice-prefeito, tendo o nome do Capitão Millend Garcia como pré-candidato a prefeito.

Do Blog:
O PSL tem uma parceria já acertada com o PSC em Currais Novos, a expectativa agora é saber quem será o vice nessa chapa majoritária, a cada dia que passa me parece que o grupo não mostra muito interesse em abrir mão da cabeça de chapa, ficando mais distante a possibilidade de se juntarem com João Neto e os Gomes em nossa cidade.

#BlogDanielBezerra

TRÊS ANOS SEM WILMA DE FARIA - A GUERREIRA DO POVO


 EM 15 DE JUNHO DE 2017 

A professora Wilma de Faria, primeira mulher a governar o Rio Grande do Norte, falecia aos 72 anos de idade na Casa de Saúde São Lucas, em  Natal.  Ela faleceu em decorrência de falência múltipla dos  órgãos, além disso enfrentava  um câncer no sistema digestivo há anos. 

Wilma Maria de Faria, nascida em 17 de fevereiro de 1945, era natural da cidade de Mossoró,  porém radicou-se em Natal, capital potiguar.  Era formada em Letras   pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN), foi Mestre em Educação pela mesma universidade. Foi professora do Departamento de Educação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN. 

Iniciou sua vida pública como presidente do Movimento de Integração e Orientação Social(MEIOS),  mesma época em que exercia a função de primeira-dama do Rio Grande do Norte, na gestão do governador Lavosier Maia.   Posteriormente, assumiu o comando da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar, durante o primento mandato do governador  José Agripino Maia. 

Em 1985, Wilma disputa a sua primeira eleição, saindo como candidata à Prefeitura de Natal pelo Partido Democrático Social(PDS), formando chapa com o ex-deputado Pedro Lucena, do PFL. Wilma obteve 82.136 votos, mas acabou sendo derrotada pelo deputado estadual Garibaldi Alves Filho, candidato do PMDB. 

Em 1986, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados e se elegeu  a primeira mulher deputada federal da história do Rio Grande do Norte com uma expressiva votação de 143.583 votos, sendo inclusive a mais votada do pleito.  Tomou posse no cargo em fevereiro do ano seguinte, passando a atuar nos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte. 

Dois anos depois, Wilma lança novamente sua candidatura a prefeita de Natal, desta vez filiada ao Partido Democrático Trabalhista(PDT), tendo o advogado Ney Lopes de Souza, como seu vice-prefeito. Elegeu-se para o respectivo cargo com 93.728 votos, derrotando o  deputado federal Henrique Eduardo Alves, candidato pelo PMDB.  

Wilma tomou posse no Palácio Felipe Camarão(sede do poder executivo natalense),  em 1º de janeiro de 1989, tornando-se a primeira mulher prefeita da capital potiguar, cargo que exerceu até o fim de 1992. Nesse mesmo ano, apoiou a candidatura de seu ex-secretário municipal Aldo Tinoco, impondo uma nova derrota ao deputado federal Henrique Alves. 

Em 1994, Wilma de Faria concorreu pela primeira vez ao Governo do Estado pelo Partido Socialista Brasileiro(PSB), tendo o seridoense Binha Torres(PSB), como seu companheiro de chapa. Entretanto, ocupou o  quarto lugar, com 35.591 votos. 

Mas, apesar da derrota a “guerreira” elegeu-se prefeita de Natal pela segunda vez nas eleições  municipais de 1996, pelo PSB.   Ela  conquistou 136.396 votos e derrotou a deputada estadual Fátima Bezerra no segundo turno.  Seu vice-prefeito, foi o vereador  e presidente da Câmara Municipal de Natal, Marcílio Carrilho, do PFL. 

Reelegeu-se prefeita no pleito de outubro de 2000, com 178.016 votos, impondo uma nova derrota a deputada estadual Fátima Bezerra. Desta vez, seu vice-prefeito foi o deputado estadual Carlos Eduardo Nunes Alves, do PMDB. 

Porém, Wilma não concluiu seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Natal, já que veio a renunciar ao posto em abril de 2002 e lançou-se candidata ao Governo do RN  pelo PSB no pleito daquele ano. 

Wilma  de Faria saiu vitoriosa dessa campanha ao derrotar o governador e então candidato a reeleição, Fernando Freire, candidato do PPB. Ela foi eleita  no segundo turno, tornando-se a primeira governadora do Estado, obtendo 820.541 votos. Nesse pleito, seu companheiro de chapa, foi o deputado estadual Antônio Jácome. 

Disputou a reeleição nas eleições gerais de 2006, desta vez, tendo o deputado federal Iberê Ferreira como seu companheiro de chapa.  Obteve uma nova vitória política com 824.101 votos,  derrotando o senador Garibaldi  Alves Filho, candidato ao Governo pelo PMDB.  

Nesse segundo mandato, Wilma permaneceu no cargo até  o fim de março de 2010, quando deixou o posto para sair candidata ao Senado da República nas eleições daquele ano. 

Wilma  conquistou 651.358 votos nas urnas do Estado, mas não conseguiu se eleger senadora, sendo derrotada pelos ex-governadores Garibaldi Alves Filho e José Agripino Maia. 

Em 2012,  ela aceitou sair candidata à vice-prefeita de Natal, na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves(PDT), elegendo-se no segundo turno.  

Dois anos depois, Wilma  disputou novamente o cargo de Senadora da República pelo PSB,   não sendo eleita, ficou em segundo lugar com 636.896 votos, perdendo a campanha para a deputada federal Fátima  Bezerra, do PT.  Apesar disso,  Wilma continuou exercendo o mandato de vice-prefeita até o fim. 

No ano de 2016, foi candidata a vereadora de Natal pelo Partido Trabalhista do Brasil(PT do B, atual Avante), sendo eleita com 4.421 votos. Tomou posse no cargo em janeiro de 2017, função que exerceu até o dia de seu falecimento. 

Até o início dos anos 90, ela foi casada com o ex-governador Lavoisier Maia Sobrinho e foi mãe de quatro filhos:  Márcia Maia(deputada estadual), Lauro Maia, Cristina Maia e Cinthia Maia.

Texto de Francisco Veríssimo
Portal História e Cultura do RN

#BlogDanielBezerra


quarta-feira, 10 de junho de 2020

RN passa a ter dois ministros no governo Bolsonaro


Agora pouco saiu a informação por parte do Planalto que o deputado federal Fábio Faria será nomeado o novo Ministro das Comunicações do Governo Federal, assim o Rio Grande do Norte passa a contar com dois ministros na gestão Bolsonaro, além de Fábio Faria, o ex deputado Rogério Marinho ocupa o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Oportunidade muito interessante para os políticos de nosso estado ter acesso ao Planalto e conseguir viabilizar projetos, os dois Ministérios tem vários projetos que interessam ao nosso RN, se eu fosse o prefeito não esperaria muito para bater a porta dos ministros potiguares, nessa hora o que conta é o interesse público. 

#BlogDanielBezerra

sexta-feira, 5 de junho de 2020

RADY x JOÃO NETO: Quem está com a razão?


A discussão sobre os projetos de lei que trata das transferências de recursos para a APAE e Casa Irmã Ananília ainda estão dando o que falar, em grupos de whatsapp o vereador João Neto tentou esclarecer que os prazos regimentais tinham sido obedecidos e acusa o vereador Rady de está mentindo sobre a data limite do dia 05/06 para enviar os despachos para Brasília.

Na sua fala o presidente da Câmara acredita que Rady está sendo usado pelo executivo, chamando ele de pau mandado do prefeito, e acrescenta que tudo isso foi uma armação para tentar atingir sua pessoa, pelo fato de ser pré candidato a prefeito de Currais Novos.

Apurando bem os fatos recebemos em áudio a fala da assessoria do senador Styvenson onde ele deixa claro que o prazo limite seria dia 05 de junho, caso os documentos necessários não fossem enviados o senador iria realocar a emenda para outro município, como também o sistema do ministério avisava sobre a data referida.

Mensagem do Ministério

Diante disso podemos concluir, que o vereador tinha razões de sobra para tentar, de todas as maneiras agilizar o processo de votação desses Projetos de Lei, as entidades estavam sob grande risco de perder os recursos e faltou comprometimento da casa de averiguar esses prazos, caso as emendas voltassem ou fossem retiradas a responsabilidade seria da Câmara como um todo. 


#BlogDanielBezerra

CARLSON GOMES ASSUME SECRETARIA DE OBRAS EM NATAL


Quem acaba de ser nomeado para ocupar a pasta da Secretaria de Obras da cidade do Natal foi o curraisnovence Carlson Gomes, o mesmo saiu da pasta da habitação e agora irá mostrar seu trabalho numa das principais missões de sua carreira, tocar as obras e serviços urbanos da capital do estado. 

Essa mudança mostra duas certezas importantes; Carlson prova que tem a confiança do prefeito Álvaro Dias e que seu desempenho era aprovado frente a antiga pasta que ocupava, em vôos mais altos que Álvaro possa querer arriscar na política, Carlson poderá está presente na tripulação. 

Por outro lado assumir uma Secretaria de Obras irá requerer mais empenho e tempo de Carlson, que agora terá menos tempo para viabilizar seu sonho de ser prefeito de Currais Novos, aceitar nesse momento esse desafio lhe renderá mais dedicação e ao mesmo tempo lhe trará uma nova experiência na administração pública, talvez seja só um adiamento de seu projeto para Currais Novos, porém contará bastante no seu currículo tanto profissional quanto político.

Da nossa parte desejamos muita sorte e bom trabalho nessa nova empreitada, que essa oportunidade seja aproveitada e que ele consiga bastante sucesso. Por aqui a tendência é Carlson apoiar o vereador João Neto e pleitear um espaço para o DEM nessa composição. 

#BlogDanielBezerra

quinta-feira, 4 de junho de 2020

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO VEREADOR JOÃO NETO


*Nota de esclarecimento sobre o pronunciamento do Presidente Ver. João Neto  na ultima  Sessão Ordinária  do dia 03/06/ 2020*                                              
O Presidente da Câmara Municipal de Currais Novos, Vereador João José da Silva Neto, vem aos grupos de Whatsapp e Blogs da cidade esclarecer a população sobre a Sessão deste último dia 03 de junho de 2020, sobre a votação dos Projetos de Lei nº 05/2020, sobre a destinação de recurso por parte da Senadora Zenaide Maia, orçado em R$ 100.000,00 para a APAE e o Projeto de Lei nº 06/2020, do Senador Styvenson Valentim, também orçado em R$ 100.000,00 para a Casa Irmã Amanília.                                                                                                                                                     
No transcorrer da Sessão o Presidente ressaltou que a Câmara é uma Casa de discussão e de debates, sempre em busca do melhor para a população e que as Comissões estavam seguindo todos os trâmites que lhes competem de acordo com o Regimento Interno.
                                                                                       
“Não havia a necessidade desse pedido ter sido feito de forma judicializada e durante as discussões, em momento algum foi dito que o prazo para a aprovação já estava se expirando. No momento da Sessão, meu pronunciamento foi para justificar que se fosse para levar ao pé da  letra, a Câmara teria que seguir os processos de acordo com a Justiça, seguindo suas instâncias. Também destaquei que deve existir a separação entre os poderes, no sentido de que não há a necessidade do Poder Judiciário interferir nos trabalhos do Poder Legislativo”, explicou.                                                                                                     
Com isso João Neto deixa claro que em momento algum houve tentativa de prejudicar a APAE e a Casa Irmã Ananília, muito pelo contrário, a Câmara sempre busca o melhor para os munícipes, de forma a garantir a aprovação de todas as matérias que são de interesse da população.

Lembrando que eu João José da Silva Neto, destinei juntamente com os colegas parlamentares no ano de 2019  uma emenda de 10 mil reais destinada para APAE. E até o momento o prefeito  não fez o repasse para a instituição.  Também não esquecendo que sempre fui parceiro das   instituições do nosso município; APAE, CASA IRMÃ ANANILIA, ACDF e outras. 

Como parlamentar sempre  serei parceiro da administração pública no que for de  interesse da nossa população, mas sempre seguindo o regimento interno.

#BlogDanielBezerra

quarta-feira, 3 de junho de 2020

João Neto fica exaltado após Vereador Rady Dias entrar na justiça para que PL seja votado.


Quem acompanhou a sessão da Câmara Municipal de Currais Novos nesta quarta-feira (03/06) se deparou com os ânimos exaltados por parte do presidente da casa, o vereador João Neto chamou de palhaçada o mandado de segurança impretado pelo vereador Rady Dias que tentava fazer com que os Projetos de Lei 004 e 005 fossem à plenário, segundo o mesmo o prazo regimental havia se encerrado e os recursos seriam devolvidos no próximo dia 05 de junho, caso os projetos não fossem aprovados. 

As comissões segundo o vereador Rady tiveram tempo suficiente para examinarem os projetos e darem seus pareceres, porém ainda assim os projetos estariam aguardando sem motivo justo aparentemente, para poder ser votados em plenário, assim o vereador achou necessário uma liminar judicial que garantisse que os mesmos fossem votados ainda hoje, em outra sessão anterior os pares foram contra a urgência na votação desses projetos.

Representantes das instituições que seriam beneficiadas, APAE e Casa Irmã Ananília estiveram presentes na sessão, após a fala do vereador Rady, que poupou o presidente da casa pela responsabilidade na demora, porém, ainda assim João Neto partiu para o ataque contra Rady, afirmando que ele estaria querendo aparecer usando as instituições. Em seguida quando o vereador Rady pediu pela ordem para reprovar a fala e postura do presidente, João Neto achou melhor encerrar a discussão trancando a fala do vereador Rady. 

Mais tarde em seu pronunciamento no grande expediente, João Neto voltou a criticar maneira de Rady querer radicalizar usando a justiça, esquecendo ele que alguns vereadores da casa fazem algo semelhante contra o poder executivo, João Neto alega ter sido constrangido ao ser procurado por um oficial de justiça para poder assinar o despacho da justiça sobre o mandado de segurança, vergonha maior não seria perder esses recursos? 

No meu entendimento a Câmara demorou mais que o tempo habitual com esses projetos, as comissões tem um prazo regimental e não souberam ou por falta de vontade, dar seguimento com a rapidez que o PL precisava, afinal os beneficiados seriam instituições sérias que precisam muito dessas tão difíceis verbas. Qual o interesse em segurar tais projetos sabendo eles que os recursos poderiam serem  devolvidos devido a demora? 

O espaço está aberto para os que fazem aquela casa darem suas versões e justificativas, sabendo eles que o trabalho dos vereadores e seus assessores é exatamente esse, aprovar leis que beneficiem as pessoas, ainda mais as que mais necessitam como é caso dos usuários dessas duas instituições. 

#BlogDanielBezerra