sábado, 29 de fevereiro de 2020

A VERBA DE 80 DE MILHÕES PARA SEGURANÇA PÚBLICA FOI DE EMENDA DE FÁTIMA BEZERRA


Muito se tem comentado sobre a polêmica em torno da chegada das viaturas e equipamentos da segurança para o Rio Grande do Norte. São vários pais e mães e no meio disso alguns que só leem manchetes e comentam baseados em idiossincrasias.

Chegaram 70 viaturas da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, isso faz parte de um investimento de R$ 80 milhões assegurados no orçamento de 2018, quando Michel Temer ainda era presidente. Coube ao Governo do Estado elaborar os projetos de aplicação dos recursos.

Esse dinheiro se trata de emendas federais, cuja autoria é da então senadora Fátima Bezerra (PT), ainda do ano de 2017, o próprio general Guilherme Teófilo, secretário nacional de segurança confirmou isso em sua fala quando esteve presente participando do evento da entrega das viaturas.

Qualquer pessoa bem informada sabe que dinheiro de emendas federais demora a chegar. Acabou que os recursos foram anunciados em 3 de janeiro de 2019 como se fossem uma novidade do governo do presidente Jair Bolsonaro. Pela data, dois dias após a posse, nem haveria tempo hábil para isso. Ou seja: era orçamento da administração anterior, de Michel Temer.
Foram necessários ao longo de 2019 ajustes para a liberação dos investimentos. 

O Governo do Estado cumpriu as exigências e o Ministério da Justiça liberou os recursos, assim deixando bem claro para o amigo leitor, a emenda foi de Fátima Bezerra quando ainda era senadora, o projeto foi do Governo do Estado, os recursos foram garantidos pelo presidente Michel Temer e o governo Bolsonaro liberou.

Sendo assim uma junção de forças que colaboraram para essa realidade, porém se existe algum responsável maior por esse feito, esse alguém é a nossa governadora FÁTIMA BEZERRA, entedenderam? Porquê você pode perguntar? Porquê ela foi a mãe da criança (emenda) que botou no mundo e agora está criando-a.

*Texto baseado do Blog de Bruno Barreto

#SegurançaPublicaRN
#FatimaBezerra
#BlogDanielBezerra

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

GARIBALDINHO SE DESTACA ENTRE OS PRÉ CANDIDATOS AO LEGISLATIVO


Quem vem chamando bastante a atenção do meio político é o pré candidato à vereador Garibaldinho, devido a sua grande admiração pelo ex-senador Garibaldi Filho, ele ganhou esse apelido que até hoje é conhecido, Garibaldinho vem fazendo um grande trabalho como assessor parlamentar do deputado estadual Ubaldo Fernandes.

Além de ter conseguido já algumas emendas com Ubaldo e o deputado federal Walter Alves, Garibaldinho está sempre presente nos eventos e atento aos problemas da cidade, recentemente ele vem tentando formar o PL em Currais Novos junto com um grupo liderado pelo ex-vereador Silvano Araújo. 

Com uma característica que lhe é peculiar, que é seu jeito manso e calmo, suas palavras poucas, mas firmes e diretas, transitando bem com o grupo  do prefeito Odon Júnior, porém respeitado também pela oposição. 

Na minha opinião seu nome é um dos fortes concorrentes ao pleito desse ano, os antigos e novos bacuraus vêem em Garibaldinho uma nova liderança da bandeira verde e simpatizam com o seu nome para ocupar uma vaga na Câmara Municipal.

#GaribaldinhoDoSeridó
#BlogDanielBezerra

SEMENTES COMEÇAM A SER ENTREGUES EM COMUNIDADES RURAIS


A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a EMATER, deram início a distribuição de sementes nos 11 Bancos de Sementes cadastrados no município.

Estão sendo distribuídos cerca 5 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo, numa ação que irá beneficiar 381 agricultores de 11 comunidades rurais.

Este ano por uma articulação do vice-prefeito Anderson Alves e o secretário de agricultura Oliveira Neto, as sementes chegaram mais cedo em Currais Novos, o argumento aceito pelo Governo do Estado que viabilizou isso, foi o fato das chuvas terem chegado primeiro na região do Seridó.

Com o Programa de Cortes de Terra e agora com as sementes a expectativa é termos um ano de fartura para o homem do campo, são ações simples, mas geram resultados bastantes significativos na vida do homem e da mulher do campo, gerando renda e trabalho na zona rural.

#SecretariaDeAgricultura
#BlogDanielBezerra

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Currais Novos de luto pela perda de R. Alves


Currais Novos perde um brilhante
profissional da comunicação, R Alves foi grande entusiasta da imprensa escrita e do rádio, mestre da notícia e deixará seu legado e saudades para todos. 

#ImpresaDeLuto
#BlogDanielBezerra 

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Vice Governador Antenor reafirma o compromisso de fazer um PC do B forte em Currais Novos


Neste sábado (15) no lançamento do Movimento 65 o vice-governador Antenor Roberto (PC do B) esteve em Currais Novos, na ocasião ele falou sobre o momento em que nosso país vem passando de perdas de conquistas constitucionais que o governo e  o congresso vem impondo à população brasileira. 

Em sua fala Antenor também destacou da expectativa que o PC do B tem sobre as eleições desse ano - " estamos preparando o partido para um nova fase que resultará numa amplitude maior, já que o papa é comunista, fulano porque é contra o governo é comunista, estão já que todos são comunistas, porquê não receber essas pessoas em nosso partido? O que nos une é muito mais do que divergimos, então a união em prol de uma sociedade mais justa e democrática é perfeitamente possível. "

Estiveram presentes no encontro entre outros; Anderson Alves, Luciano Oséias, Alex Teixeira, Oliveira Neto,  Madson Alan, Edna Furtado, Daniel Bezerra e Jadson Anderson. Também prestigiaram o evento representando o deputado estadual Ubaldo, Garibaldinho e Silvano Araújo, que deram suas palavras e confirmaram o diálogo que vem tendo com o PC do B em Currais Novos, além deles filiados e simpatizantes marcaram suas presenças também.

#PoliticaCurraisNovos
#BlogDanielBezerra

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

João confirma que será candidato a vereador pelo PC do B


Em reunião nesta semana quem corfirmou ao Blog a disposição de disputar um mandato para Câmara Municipal foi o advogado João Gustavo, além de atualmente ser o diretor administrativo no Hospital Regional Mariano Coelho, João acumula experiências na vida pública como ex vice-prefeito e secretário de saúde em nossa cidade. 

João Gustavo afirmou que está bastante confiante nessa possibilidade, amigos familiares e populares vem dando-lhes incentivos para ele concorrer esse ano à uma vaga no legislativo - "recebi o convite do partido e acredito está pronto para representar os interesses de nossa população, agora no legislativo".

Em outro momento estivemos com outro João, o pastor João Batista, que afirmou que nesse momento não é sua intenção disputar um cargo político esse ano, mas não descarta completamente essa possibilidade, a certeza que ele tem é que irá se filiar num outro partido, haja vista, sua permanência no PDT está praticamente encerrada, devido as mudanças no partido no campo local.

O presidente do PC do B, Anderson Alves reforçou o convite para João se filiar, e falou da importância das pessoas que querem ver Currais Novos avançar participarem da política, João Batista vem estudando essa possibilidade e garante que antes do prazo limite de 04 de abril tomará uma decisão. 

O PC do B vem fazendo contatos com várias pessoas da sociedade e dará início um cronograma de debates sobre as principais necessidades do nosso município - " é preciso fazermos um balanço das nossas ações e contribuições na gestão de Odon Junior, ver onde podemos avançar e corrigir por ventura algumas falhas, o momento é de ouvir a população e chamar para o debate de ideias, 2020 promete ser o melhor ano de nosso governo e a confirmação desse projeto passa pela observação das pessoas de nossa cidade", disse o vice-prefeito Anderson Alves. 

Neste sábado o partido irá realizar o lançamento do Movimento 65, que é uma espécie de chamamento daqueles que pretendem disputar as eleições esse ano, pessoas de várias classes e lugares da cidade, que não precisamente concordo com todos ideais do PC do B, mas que estejam dispostas a defender os valores democráticos de nosso país e seguir uma agenda de desenvolvimento para nossa cidade.

#PolíticaCurraisNovos
#BlogDanielBezerra



terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

PREFEITURA DÁ INÍCIO AO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS VICINAIS



O ano está apenas começando, mas as máquinas da Prefeitura de Currais Novos não param e já estão realizando o trabalho de recuperação das estradas vicinais do município.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Oliveira Neto, “esse é um trabalho que tem como objetivo melhorar as condições de vida dos habitantes das comunidades rurais, como também melhorar e facilitar o escoamento da produção agrícola do nosso município”, afirma.

Mesmo com dificuldade, pelo fato de possuir apenas uma máquina, o Secretário afirma ainda vem trabalhando de forma ininterrupta na recuperação dos cerca de 700 kms de estradas vicinais do município. “Já concluímos a região da Maniçoba. Estamos agora na região da comunidade Jesus Maria e vamos seguir avançando, passando pela Gangorra, Olho D'água dos Brandões, Santo André e a nossa previsão é que cheguemos em Poço de Serra no final do mês”, comenta Oliveira. 

A meta da Prefeitura é recuperar todas as estradas até o final do ano. “Sabemos da necessidade e da importância desse trabalho na vida dos moradores dessas comunidades. Pedimos um pouco de paciência para aqueles moradores que não tiveram ainda sua região atendida. Estamos nos empenhando ao máximo para atingir essa meta que é de recuperar 100% das estradas”, conclui o Secretário Oliveira Neto.

Do Blog: A Secretaria de Agricultura vem fazendo o que pode, com poucos recursos que ainda assim foram contingenciados mais de 50% em 2019, a equipe liderada por Oliveira não vem medindo esforços para atender as demandas. A expectativa é que em 2020 a pasta consiga ter seus recursos totalmente disponibilizados para vermos ainda mais ações na Zona Rural. 

#SecretariaDeAgricultura
#BlogDanielBezerra


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

A CORRIDA PELO LEGISLATIVO JÁ COMEÇOU


Enquanto o cenário para o executivo anda morno devido a falta de pré candidatos, no cenário para o legislativo é diferente, com a abertura da janela partidária agora em março os atuais vereadores começam a estudar o partido que deverão se filiar para sairem candidatos. 

A expectativa é que pelo menos 13 partidos irão lançar suas nominatas para vereança, em 2016 foram 132 candidatos concorrendo o pleito, uma média de 10 candidatos disputando uma vaga. Esse ano creio que teremos um número aproximado, a diferença é que não terão mais coligações na proporcional, assim o partido que quiser fazer um vereador deverá ter pelo menos 1.800 votos (coeficiente eleitoral 2016) para garantir uma vaga, ou torcer para ter uma quantidade maior que a sobra de um partido que fizer um  ou dois vereadores.

Com a eleição de candidatos com pouco mais de 200 votos, como foi o caso do sargento Ausônio em 2016, vários partidos se formaram com chances de preencher uma vaga na câmara, por outro lado os atuais vereadores vem tendo dificuldades de formarem grupos, pelo fato de não conseguirem convencer as pessoas disputarem com eles uma vaga. 

Diante dessa situação poderemos ter nesse ano um resultado tão surpreendente como o de 2016, quando tivemos uma renovação de 70% das vagas (9 vereadores), é bem verdade que 3 vereadores da época saíram pra disputar a prefeitura. Mas a dificuldade dos atuais vereadores de se reeleger em 2020 será a mesma, a tendência é vermos 2 partidos que receberão os atuais vereadores, um da oposição liderado por João Neto, possivelmente o Partido Progressistas, e outro na situação liderado por Odon, que poderá ser o PRÓS ou o Cidadania, nas minhas contas ambos fazem 2 vereadores cada. 

Também do lado de Odon teremos o PT que está praticamente formado e deverá ter uma vaga garantida e brigar por uma segunda cadeira, o PC do B que deverá está formado até final de março e conseguirá pelo menos uma vaga. 

Por fora temos mais uns 9 partidos brigando por 6 vagas, desses o Solidariede é que tem mais chances de brigar por mais de uma vaga, os outros se tiverem pelo menos 1.500 votos garantirão um mandato de vereador, dificilmente PRÓS E PP terão mais de 1.500 votos de sobra, assim esses 9 partidos elegerão um vereador mesmo sem ter alcançado o coeficiente eleitoral.

Na minha humilde opinião, dos 13 vereadores apenas 5 conseguirão voltar ao legislativo ano que vem, a renovação dessa vez será de 8 vagas e certamente teremos uma câmara em 2021 com pelo menos 10 partidos diferentes. 

Vamos ver muita gente com seus 600 votos de fora enquanto outros com metade disso eleitos, as mudanças foram pensadas para dar maior chances àqueles que não tem grandes condições finaceiras, aumentando ainda mais a diversidade na Câmara Municipal e deixando de fora os políticos tradicionais.

#PoliticaCurraisNovos
#BlogDanielBezerra




quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

PISO DOS PROFESSORES E A CASCA DE BANANA

   2011 - fim da greve dos professores

O leitor pode está se perguntando; o que tem a ver o piso e a casca de banana? Eu respodo; Tudo! Quando uma pessoa escurrega numa casca de banana, é porque alguem deixou ela no piso para você escorregar.

Qual seria o motivo do prefeito Odon Júnior não querer repassar um aumento de 12% para os professores do município, se essa foi sempre uma das suas principais bandeiras na política? 

Vamos voltar um pouco no tempo para percebermos o contexto dessa situação, era no governo do saudoso ex-prefeito Geraldo Gomes quando Odon Júnior já vereador intermediava e ao mesmo tempo cobrava o aumento do piso salarial dos professores, naquela ocasião Geraldo alegava não poder dar aumento, e somente depois de dias de greve e até presença da deputada Fátima Bezerra nas negociações, Geraldo Gomes sob pressão deu 5% de aumento.

Não satisfeito, mas entendendo em parte a situação, Odon se posicionou à favor que os professores aceitassem naquele momento parar a greve, mostrando seu equilíbrio sensato como homem público.

Pois bem meus caros amigos, hoje os mesmos que nesse tempo faziam parte do  governo  no município são os que perguntam se o prefeito Odon irá dar os 12% de aumento, quando naquela época a defasagem salarial era de 28%, porque Geraldo era duro de conceder aumento para a educação. Estão eles querendo o bem dos professores ou ver a possibilidade do prefeito atrasar a folha?

Os professores em sua maioria sabem o que passaram no passado, sabem quem esteve ao seu lado e entendem que as situações são diferentes, é bem verdade que o presidente do sindicato é do PT, quando não é mentira que ele foi eleito pelos professores. Bolsonaro apenas fez cumprir a lei, sugerindo 12% de aumento, por outro lado ele diminui o FPM já em janeiro e muda as regras do MEC em relação ao pagamento/matrículas dos alunos. 

O presidente quer ver os prefeitos e governadores escurregarem na casca da banana, justamente para tê-los nas suas mãos quando esse ano propor o novo pacto federativo, flexibilizando as leis que garantem certos percentuais para saúde e educação, alegando que cada prefeito sabe o que é melhor pra sua cidade. Porém se a preocupação de Bolsonaro fosse mesmo a educação ou o salário dos professores, estaria ele propondo o FUNDEB permanente ou sua extensão, na verdade ele quer é seu fim, ao mesmo tempo jogar esse "pepino" para os municípios e estados.

Bom mesmo é ser professor no Maranhão, lá quem trabalha 40hs pelo estado passará a ganhar no mínimo R$: 6.358,00, esses comunistas ainda vão dá muito trabalho, os Sarneys estão tudo puto da vida por lá, esperavam o fracasso de Flávio Dino, para eles voltarem ao poder, logo ele que é do partido que "comem criancinhas", o mesmo jeito é aqui, os Sarneys de Currais queriam mesmo é ver o fracasso de Odon Júnior para voltarem ao poder, a preocupação não é com a educação, até porque segundo eles, professores são tudo comunistas mesmo.

#CascaDeBanana
#CurraisNovosRN
#BlogDanielBezerra